Editora CQI no 1° Festival Virtual 'Batman Day' 2021!

 


O 1º Festival Virtual Batman Day terá entrevistas com especialistas, fãs e profissionais ligados ao Homem-Morcego, com a presença de Jorge Ventura e Paulo Chacon, da Editora CQI!

Evento promovido pelo canal Histórias do Cinema, do produtor cultural e pesquisador André Azenha, terá dublador, cineasta, fãs, professores, escritores falando para promover reflexão, o debate e a celebração do Homem-Morcego. Dias 18 e 19 de setembro de 2021, a partir das 11h, os fãs e interessados em um dos maiores personagens da cultura pop poderão ter acesso a uma série de entrevistas que celebrarão o Batman Day. 

O site e canal Histórias do Cinema, do crítico de cinema, produtor cultural, escritor e pesquisador do personagem, André Azenha (autor de bat-livros e bat-eventos), realizará no período o 1º Festival Virtual Batman Day, para refletir, debater e celebrar esse personagem tão amado no Brasil. A programação já conta com diversos nomes importantes, entre pesquisadores, fãs, autores, professores, dublador, cineasta, quadrinistas, músicos, cosplayer, etc. São alguns dos maiores especialistas no Cavaleiro das Trevas, no Brasil. Serão praticamente 24 horas de conversa e informação sobre o homem-morcego.

A maratona gratuita começará às 11h, de 18 de setembro, um sábado, no canal www.youtube.com/historiasdocinemaporandreazenha, e segue no dia 19, também a partir das 11h. Lembrando que 19 de setembro também é uma data importante para os bat-fãs: aniversário de Adam West, o eterno Batman dos anos 1960!

Estão confirmados até agora: Claudio Roberto Basílio (blog Sobre Quadrinhos e Santos Comic Expo), Marcio Seixas (dublador), Roberto Sadovski (crítico de cinema do UOL), Rebeca Cambaúva (autora de Batman: O Bruce Wayne de Tim Burton e Christopher Nolan), Carlos Vázquez (portal e podcast Mansão Wayne), Mario Barroso (editor Batman na Abril de 1989 a 1998), Vasco Guimarães (site Cine Freak), Jorge Ventura (autor de livros sobre o Batman), Dandara Palankof (autora de A Gata: 80 Anos da Mulher-Gato), Gelson Weschenfelder (filósofo), Paulo Chacon (autor de livros sobre o Batman), Renato Araújo (fã-clube Batbase), Diego Nunes (site Memórias Cinematográficas), Elvis DelBagno (diretor do longa-metragem Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo), Fábio da Luz (canal Caverna do Morcego), Mario Tirolli (maestro pesquisador de trilhas sonoras), Caio Gaona (baterista e compositor de música geek), Eron Morais de Melo (cosplayer, o Batman Carioca), André Pansera (portal e podcast Mansão Wayne), Leonardo Vicente di Sessa (autor de Prodígio – 80 Anos do Primeiro Ajudante do Cavaleiro das Trevas), Silvio Ribas (autor do Dicionário do Morcego), Marcelo Lara (canal A Batcaverna) e Mario Abbade (crítico de cinema, escritor, pesquisador, Liga Maçônica do Homem-Morcego). 

Cada entrevista terá entre 40 minutos e 1h20 de duração. “A ideia é celebrar o personagem, dar voz a quem dedica sua vida, sua obra e suas pesquisas a este herói de 82 anos de existência e que tem, no Brasil, um público interessado muito grande”, afirma o idealizador do festival, André Azenha, que também apresentará um vídeo com dicas de livros sobre o homem-morcego. “Nestes últimos anos a paixão de fã virou objeto de pesquisa acadêmica. São duas maneiras diferentes de lidar com o personagem. E que se complementam. E com essa programação buscamos justamente apresentar essas diferentes visões sobre e relações com o Batman”. 

SÁBADO, 18 DE SETEMBRO
20h - O Batman dos Batmen, Batman 66 Com Jorge Ventura - Poeta, escritor, editor, ator, jornalista e publicitário. Autor de diversos livros de poesia. Sobre o Batman, publicou 'Sock! Pow! Crash! - 40 anos da série Batman da TV' (Opera Graphica, 2006), 'Sock! Pow! Crash! 2 - A história da cult-serie Batman de 66!' ( CQi, 2017), 'Batmania Animated - 25 anos da série animada no Brasil!', em coautoria com Paulo Chacon, 'O ReVerso do Morcego' (CQi, 2015) e 'O ReVerso do Morcego - Edição Comemorativa' (CQi, 2021).

DOMINGO, 19 DE SETEMBRO 11h 
Batman, o Retorno e Batman: A Série Animada Com Paulo Chacon - escritor, desenhista e colecionador. Autor dos quadrinhos Suburbanos – volume I e volume II (2015/2018), De Olhos Fechados (2015), Contos – volume I e volume II (2016/2019) e A Forca (2019) e dos livros jornalísticos 'Batmania O Retorno - fanzine' (2017) e 'Batmania Animated' (2019), em coautoria com Jorge Ventura.

Para saber sobre o resto da programação, clique aqui.

Adquira os livros sobre Batman da Editora CQI aqui!

Comentários